Departamentos

Diretoria e Coordenadores Gestão 2014:

Presidente: Cassiano de David
1º Vice-Presidente: Marcos Gava
2º Vice-Presidente: Naiara Cavalli

Coord. Depto de Qualidade: Esequiel Andreazza
Coord. Depto Financeiro: Kaliandra Poleze
Coord. Depto de Ensino: Débora Sikelero
Coord. Depto de Ação Social: Jaqueline kuver
Coord. Depto de Comunicação: Márcio Studzinski
Coord. Depto de Eventos:  Marcos Jacoby
Coord. Depto Judirico: Lucas Magnani


Ação Social

Objetiva propiciar aos integrantes, o contato com os problemas da sociedade, auxiliando na busca de soluções dos mesmos, através das campanhas realizadas. A CDL Jovem tenta, através do departamento de Ação Social, ajudar de alguma forma na resolução desses problemas de cunho social e beneficente.

A campanha contra acidentes de trânsito (“Não Quero Morrer no Trânsito”), participação na campanha do agasalho, campanha do dia das crianças, incentivo à doação de sangue, etc… são alguns dos exemplos das atividades desenvolvidas e que contam com a participação voluntária de integrantes da CDL Jovem.

A campanha contra acidentes de trânsito, denominada “Não Quero Morrer no Trânsito” se aprimora a cada ano, agregando mais parceiros e empresas socialmente responsáveis que coordenadas por este departamento da CDL Jovem, fazem uma campanha de impacto, com linguagem visual direta. Feita por jovens e para jovens, a campanha visa principalmente conscientizá-los dos riscos que o trânsito representa para sua integridade física e vital.

Comunicação

Este departamento tem por objetivo desenvolver e trabalhar a comunicação da CDL Jovem por meio de ações integradas que visem principalmente o aprimoramento das relações entre a entidade e seus públicos-alvos. Seus integrantes investem esforços em estratégias que vão desde o marketing de relacionamento à promoção de campanhas.

O Departamento de Comunicação tem como meta integrar os diversos departamentos da CDL Jovem, divulgando seu trabalho e levando-o ao conhecimento da comunidade. Para isso, desenvolve a comunicação institucional, através de um informativo interno mensal e a comunicação da CDL Jovem com a comunidade se dá através de duas newsletters por ano, onde o departamento presta contas dos seus trabalhos a todos os seus públicos.

Ensino

O Departamento de Ensino da CDL Jovem de Caxias do Sul tem por meta estimular o desenvolvimento intelectual dos seus participantes. Desta forma busca-se, fundamentalmente, incrementar os conhecimentos técnicos de administração de varejo, e trazer ao conhecimento dos membros da CDL Jovem os assuntos pertinentes ao comércio, assim como temas econômicos, políticos e sociais de relevante importância.

O “Almoço Jovem do Varejo” é uma reunião aberta da CDL Jovem, onde um palestrante convidado discorre sobre assuntos de interesse para o comércio. O mesmo acontece periodicamente durante a terceira reunião mensal da CDL Jovem, junto às dependências do Restaurante do Palácio do Comércio. É uma ação de destaque, pois os palestrantes trazem seus conhecimentos, experiências e, em alguns casos, relatam suas trajetórias de sucesso aos mais jovens.

O Departamento de Ensino fomenta a participação de seus colegas cedelistas nos cursos oferecidos pela área, incentivando para que as duas vagas que são disponibilizadas ao CDL Jovem em todos os cursos oferecidos pela entidade mãe, sejam sempre preenchidas. Isto valoriza o participante que, após a conclusão do curso, certamente retribuirá com uma participação mais qualificada, pelos conhecimentos adquiridos, ao grande grupo.

Já é tradicional e sinônimo de excelentes eventos, a realização de até duas palestras abertas ao público por ano. É uma ação muito construtiva onde o departamento e todos seus membros são envolvidos em questões que vão desde a escolha do palestrante e divulgação do evento até a comercialização dos ingressos e organização do protocolo.

Não tão tradicional, mas com histórico de equivalente sucesso também, é o Fórum CDL Jovem para Líderes, o qual visa trabalhar com os integrantes e os convidados das entidades parceiras, as habilidades que os dirigentes de entidades necessitam para o desenvolvimento dentro de associações, sindicatos, etc.

Eventos

O departamento de eventos da CDL Jovem é o facilitador na convivência entre a CDL Jovem, CDL e a comunidade.

Tem como meta e objetivo promover a integração entre os membros da CDL Jovem, deste com a CDL e com a sociedade, além de organizar a participação dos integrantes em convenções estaduais e nacionais, assim como, em encontros da CDL Jovem nos mesmos âmbitos.

Neste departamento é proporcionado aos integrantes um contato direto com a organização de eventos bem como seus protocolos, possibilitando aos mesmos aprimorar as suas capacidades de expressão e organização.

Financeiro

É o departamento que planeja e controla todas as receitas e despesas da CDL Jovem de Caxias do Sul. Dentre os seus objetivos, além da eficiência operacional, está a necessidade de efetuar transações financeiras com a maior transparência possível por tratar-se de uma entidade sem fins lucrativos.

Jurídico

O Departamento Jurídico é responsável pelo assessoramento legal da CDL Jovem nos mais variados assuntos, servindo como exemplo, a elaboração e a atualização do Regimento Interno e Regulamentos de eventuais atividades promovidas pela CDL Jovem. Além disso, é de responsabilidade do Departamento Jurídico a análise dos candidatos à integrante da CDL Jovem, bem como a avaliação da participação desses na entidade, entre outras atividades de auxílio aos demais departamentos.

Também é de responsabilidade deste departamento levar ao conhecimento dos integrantes, assuntos de cunho jurídico e que sejam de interesse da classe lojista e de prestadores de serviços.

Qualidade

O Departamento de Qualidade corresponde a um “braço” da CDL Jovem que nasceu da relevante necessidade de difundir e construir uma consciência identificada com a fundamental importância da qualidade na prestação de serviços pelo varejo como diferencial competitivo.

As metas e objetivos do departamento consistem no aprimoramento das habilidades de gestão nos integrantes, dando suporte ao desenvolvimento do comércio. As ações propostas pelo Departamento de Qualidade com o intuito de capacitar o jovem empresário, correspondem à palestras em reuniões-almoço com especialistas de reconhecido saber na área de gestão da qualidade. Dessa forma, conceitos e tendências atualizados são trazidos e trabalhados, evitando assim, qualquer defasagem.

O principal projeto do Departamento de Qualidade é o “Cliente Oculto” que nasceu da necessidade de difundir programas de qualidade dentro das empresas associadas à CDL, incentivar os associados a buscarem melhorias nos seus negócios, objetivando a qualificação das empresas para o fortalecimento da classe lojista e para auxiliar na qualificação da mão-de-obra do comércio, visando excelência no atendimento aos clientes.

Devido a sua importância para a CDL e também pelo vulto que tomou nos últimos anos, este projeto a partir de 2006 foi encampado pela CDL, a qual continua trabalhando de forma conjunta com o departamento de qualidade.

Secretaria

Este departamento tem por objetivo a formalização, controle e arquivo de todos os documentos que dizem respeito ao departamento jovem.

Sua atuação é voltada ao suporte da diretoria e dos departamentos para a burocracia e formalização tão necessária das atividades. Através da secretária contratada pelo departamento e da utilização do espaço cedido pela CDL, todos os contatos e arquivos são centralizados e organizados de forma a facilitar projetos e ações e dar suporte aos integrantes.

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: